Comunidades

Já tem algum tempo que quero falar sobre comunidades. Especificamente comunidades de desenvolvimento de software ou tecnologia. Minha história com elas começou lá no longínquo ano de 2003 quando saí da área de eletrônica, eu trabalhava com Automação Predial e AutoCAD, e fui para a área de desenvolvimento de software. Nessa época frequentei muito o Newsgroup da Microsoft o MSDN, respondendo perguntas, que as vezes eu não sabia, mas ia atrás da resposta, aprendia e repassava o conhecimento.

Sempre achei que eu deveria retribuir e devolver o que aprendi nas comunidades para as comunidades, portanto aqui quero listar algumas das quais eu participo e você pode participar também, apensar lendo e aprendendo, ou compartilhando, mesmo que seja pouco, com todo mundo.

.Net Architects (DNA)

O DNA nasceu como um grupo que se reunia na Unip Jaguaré a cada três semanas para discutir sobre arquitetura na plataforma .Net. Eu comecei participando nas primeiras reuniões, fiz uma apresentação sobre Enterprise Library, passei a moderar a lista de discussão, mas hoje afastado das discussões diárias da lista ainda coordeno o DNADs, ou .Net Architects Days, um evento anual, presencial, com as últimas duas edições filmadas pela Caelum/Alura, para ver a programção desde a edição 2009 do evento acesse http://dnad.dotnetarchitects.net/, já os vídeos das duas últimas edições estão no canal da Alura, DNAD14 e DNAD15.

Fique ligado nos canais twitter, Facebook e LinkedIn para anúncios sobre o próximo evento e participe da lista de discussão.

The Developers Conference

Não é uma lista de discussão, nem um fórum, nem um grupo no Facebook, é um evento! Mas eu considero o TDC como uma comunidade. Participo do evento desde 2010, já fui na edição de Florianópolis, ainda não fui para Porto Alegre. Fiz amigos e é um dos eventos mais legal de participar, devido a sua diversidade, aproveito para ver palestras e conversar com pessoas que não fazem parte do meu dia a dia. Já fui na trilha de Python, Ágile, IoT, mobile, … sempre tem alguma coisa nova para aprender.

http://www.thedevelopersconference.com.br/

ALM Brasil

Tem site, tem grupo no Facebook, tem canal no Youtube, que replica o conteúdo do VSO Sprints e o mais recente projeto, que participo, Build Noturno.

O Build Noturno é um programa transmitido ao vivo pelo Youtube e com “reprises” no Youtube e Channel9, em que conversamos sobre ALM, já falamos sobre Branchs, DevOps e o início dos versionadores de Software. No momento o programa está de férias, ou mid-season, mas em meados de fevereiro voltaremos. Se você ainda não viu, faça uma maratona e mate os episódiso publicados antes de retornarmos.

Stackoverflow pt-BR

Essa é a comunidade que eu mais tenho “curtido” participar! O Stackoverflow tem entre seus fundadores o Joel Spolsky, um “ídolo” dos tempos da revista Fórum Access, na qual saiu um encarte com O Teste do Joel, os 12 passos para escrever melhor código (ainda tenho o encarte). Ele também é fundados da Fog Creek Software, criadora do Trello.

Sobre o Stackoverflow: é um site de perguntas e respostas. Na verdade é um conglomerado de sites, já que além do http://stackoverflow.com/, tem http://arduino.stackexchange.com/, http://photo.stackexchange.com/, …

Especificamente quero falar sobre o http://pt.stackoverflow.com/. Pouco tempo atrás o Stack identificou uma demanda grande pelos usuários da lingua portuguesa, e resolveu criar uma versão localizada do site, lógico, o inglês é importante na informática? Sim! Assim como no turismo, na economia, e-commerce… Mas nada melhor do que falar na nossa língua materna.

http://blog.stackoverflow.com/2014/02/cant-we-all-be-reasonable-and-speak-english/

http://blog.stackoverflow.com/2014/01/ola-mundo-announcing-stack-overflow-in-portuguese/

Falei tudo isso por que, o Stackoverflow é o melhor lugar para postar uma pergunta, tem um grupo de usuários muito grande respondendo, e obter uma boa resposta, por que tem pessoas comprometidas em compartilhar da melhor maneira o seu conhecimento, e procurar por respostas dadas, pois é indexável pelos mecanismos de busca!

Eu sigo tags ligadas a ALM, TFS, VSTS, build, de Git e Microsoft Band.

Mande sua pergunta para lá!

Maker, IoT

A comunidade maker é onde eu voltei a me interessar por eletrônica, e tenho ensaiado o aumento do meu comprometimento com esse universo já tem 2… 3 anos… Por isso estou me forçando a escrever aqui no blog semanalmente sobre IoT. Nesses últimos 3 anos assisti palestras no TDC sobre Arduino, Wereables, IoT; participei de eventos como Intel IoT Roadshow ou Intel Realsense hands-on lab, e tudo isso tem me motivado a desenvolver mais meu interesse nesses assuntos.

Um lugar muito legal para quem quer participar do movimento maker  e aprender mais sobre todos esses assuntos, ou compartilhar o seu conhecimento, são os hackerspaces. Um que eu gosto muito é o Garoa Hacker Clube, https://garoa.net.br/, na página principal tem a agenda com eventos regulares e esporádicos de Arduino, programação… Mas se quiser também é só chegar, Rua Costa Carvalho, 567 FUNDOS em Pinheiros, São Paulo/SP; tocar a campainha, entrar, e começar a fazer algo. Se precisar de ajudar sempre vai ter alguém com quem conversar.

Outras comunidades

DevBeer: para dar um tempo em tudo isso e tomar uma cerva em boa companhia, é só comparecer ao evento, para isso acompanhe https://twitter.com/devbeers

Xbox Live: curte jogar Gears of War 3 online? Tem um “pessoalzinho” com que eu jogo… as vezes numa sexta, outras em um sábado chuvoso. Adicione meu gamertag “egomesbrandao” (manda uma apresentação sua dizendo que leu aqui no blog)

HH: cerva… de novo… tranquila e de boa? É só convidar! Winking smile

3 Replies to “Comunidades”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *